segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

São Francisco Xavier - Salvemos o Patrono das Missões


Pioneiro e co-fundador da Comanhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". É o padroeiros dos missionários, Padroeiro da Diocese de Registro(SP) e também um dos padroeiros da Diocese Macau.

Batizado com o nome: Francisco de Xavier nasceu no Castelo de Xavier, Navarra, Espanha, em 7 de abril de 1506. Filho mais novo de Juan de Jassu (conselheiro da corte do Rei João III de Navarra) e de Maria de Azpilcueta y Xavier, única herdeira de duas famílias nobres de Navarra.

Com sua mãe aprendeu a ler, escrever e os primeiros conhecimentos. Ingressou na Universidade de Paris (1525) e se graduou professor no Colégio de Santa Bárbara, em 1530. Completando estudos em filosofia, literatura e humanidades. É ainda aqui, que aprende a dominar as línguas francesa, italiana e alemã. Conheceu um Inácio de Loyola, um colega de estudos que marcou sua vida. Ajudando-lhe a descobrir sua vocação, ao repetir a frase bíblica “...de que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?”  Mateus 16,26


Em 1534, fez-se clérigo, com outros cinco colegas, na capela de Montmartre e professaram os três votos de pobreza, castidade e peregrinar á Terra Santa. Fundam a Companhia de Jesus, congregação religiosa destinada ao ensino, à conversão e à caridade. E pedem ao Papa que os reconheça oficialmente. Em 1537 Francisco de Xavier é ordenado padre.


Saiu para a Índia, como Delegado Apostólico, em 1541, chega a Goa, em maio do ano seguinte. Ali inicia sua vida de missionário e tem que enfrentar as primeiras dificuldades de cultura, língua... Coube-lhe mendigar de porta em porta, junto com os leprosos.



Trabalhar incansavelmente pela salvação de todos, dar-se generosamente a todos, esse são seus ideais missionários. Ele é o fundador das missões no Oriente. Atendeu, como missionário, aos portugueses nos navios da Índia, China e Japão; não fez distinção de pessoas, dedicou-se aos ricos e pobres, crianças e adultos. Esteve como missionário em Goa, Cabo Comorin Pesqueria, Cochin, Quilon, Travancor, Malaca, Amboima, Ilhas de Moro, Ternate, Kagoshima (Japão) e a Ilha de Sansão na Costa da China.

Estátua de São Francisco Xavier em Mittelbrücke, BensheimAlemanha
São Francisco Xavier morre a 3 de dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes, abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio, um dia, lhe tinha oferecido. Francisco Xavier foi beatificado pelo Papa Paulo V em 25 de outubro de 1619 e canonizado pelo Papa Gregório XV, a 12 de março de 1622. É o santo patrono dos missionários. Tendo como dia festivo, 3 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...