sábado, 2 de fevereiro de 2013

Apresentação do Senhor.


Passados quarenta dias sobre o nascimento do seu filho primogénito, Maria e José sobem a Jerusalém para cumprir o estipulado pela lei de Moisés de resgatarem o primeiro filho varão com um sacrifício. Desde a noite da morte no Egito dos primogénitos que assim estava prescrito, pois todos os primeiros nascidos masculinos pertenciam ao Senhor.

Esta subida ao templo é também o momento para aquela que tinha sido mãe poder reintegrar a comunidade, dar por concluído o tempo de impureza que resultava do mesmo ato de dar à luz. Maria cumpre também este preceito readquirindo assim a pureza para a vida comunitária.
É no cumprimento deste preceito que Maria, José e o menino vão encontrar no templo duas figuras que não deixam de nos tocar, que não deixam de nos surpreender pela beleza da sua fé e pela constância na espera.

A primeira delas é Simeão, homem piedoso e justo que esperava a consolação de Israel e a quem o Espírito tinha revelado que não morreria sem ter visto o Messias do Senhor. É surpreendente e confortante ver como o Espírito o conduziu ao templo naquele dia, mas também como o conduziu até àquele menino e lhe revelou que era o Messias por que esperava.
Podemos imaginar a sua velhice, os desafios vividos, a esperança acalentada ao longo dos anos, e como diante de um menino indefeso, pobre, humilde, descobre a presença do Messias, da consolação e justiça que toda a vida tinha esperado para o seu povo.


Podemos interrogar-nos e certamente até devemos sobre a nossa abertura e disponibilidade para a surpresa de Deus, para a surpresa da sua manifestação na nossa vida, até que ponto a nossa esperança e a nossa espera nos permite ver a sua presença nos sinais mais ténues que nos rodeiam e vêm ao nosso encontro.

A outra figura que encontra Jesus no templo é Ana, uma mulher viúva, uma profetiza, que não se afastava do templo e servia a Deus dia e noite com jejuns e orações. Também ela reconhece naquele menino o Messias esperado e por isso pode falar dele, pode louvar e dar graças ao Senhor pela sua vinda até aos homens.

Podemos admitir que pela sua missão profética, por essa capacidade foi capaz de reconhecer o Messias, mas não podemos deixar de ter presente como essa missão era alimentada, fortalecida, autenticada pela intimidade com Deus pela oração, pelo jejum e pela presença no templo.

Assim, se Simeão é a imagem incarnada do povo em espera, da esperança que nos deve habitar também, Ana é o complemento dessa esperança na vontade de que ela se concretize, se torne presente e para isso solicitamos, pedimos ao Senhor, procuramos uma maior intimidade com Ele.

Na liturgia da Igreja Oriental esta é a “Festa do Encontro”, uma grande festa do conjunto das festividades marianas, e na qual se celebra o encontro do povo em espera, do povo que vive na esperança, com o Deus que na sua bondade vem ao seu encontro. Munidos da luz mais ou menos brilhante da nossa esperança e da nossa fé, abençoados pelo Senhor, caminhemos com alegria e com amor ao encontro do Senhor que veio e vem até nós.

Publicada por Frei José Carlos Lopes Almeida, OP 

SITE: Vitae Fratrum Ordinis Praedicatorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...