terça-feira, 4 de março de 2014

Campanha da Fraternidade de 2014 e a Caridade


No próximo dia 1º de fevereiro, das 9h às 11h30, em continuidade ao processo de preparação dos agentes de pastoral, nossa arquidiocese realizou na Catedral o Encontro de Formação para o anúncio da Campanha da Fraternidade de 2014 a toda comunidade arquidiocesana. Todos os setores de nossa Igreja e os homens e mulheres de boa vontade de nossa sociedade são chamados a se envolverem na descoberta de ações que possam multiplicar a ação do bem proposta na CF-2014.

Esta campanha, no contexto do Ano Arquidiocesano da Caridade, é momento especial e oportuno para pensar no que fazer para que a caridade possa se manifestar diante de tantas pessoas marcadas pelo sofrimento originado por muitas causas e que dominam cada ser humano e nossa sociedade. É momento de mobilizar a Igreja e os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com as pessoas que sofrem a experiência do tráfico humano nas suas mais diversas modalidades.

Disse-nos o Santo Padre na sua homilia em visita à região de Lampeduza: “Hoje, ninguém no mundo se sente responsável por estas tragédias; perdemos o sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do sacerdote e do levita de que falava Jesus na parábola do Bom Samaritano: ao vermos o irmão quase morto na beira da estrada, talvez pensemos: ‘coitado’, e prosseguimos o nosso caminho, não é dever nosso; e isto basta para nos tranquilizarmos, para sentirmos a consciência em ordem.

A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolhas de sabão: estas são bonitas, mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro: não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa”!

Aproveitando o denso Tempo da Quaresma, que é sempre um convite à conversão pessoal e comunitária, tendo sempre os olhos em Jesus Cristo, e visando à transformação das estruturas sociais à luz da mensagem do Evangelho geradora de justiça, amor e paz, a Campanha da Fraternidade retoma a temática da vida em plenitude, tendo como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e como lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)”.

Diante da realidade tantas vezes marcada pelas várias formas de pecado, precisamos nos tornar uma presença animadora, consoladora e geradora de esperança junto a todos os sofredores de nosso tempo, pois sendo discípulos e missionários de Jesus, devemos ser os novos apóstolos da transformação para que se descubra ainda mais a vocação de filhos a que somos continuamente chamados.


Não deixemos de participar e de convidar as pessoas de boa vontade para este grande encontro de motivação para a Campanha da Fraternidade de 2014.  Todas as pastorais de nossa arquidiocese serão uma força articuladora de todo este processo. Bom trabalho. Mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...